As 10 popups para inspirar 2019

O ano de 2018 foi desafiador para o crescimento do varejo, que continuou a passar por muitas oscilações durante todos os meses, com grandes varejistas tendo dificuldades de se manter de pé e alguns novatos voando alto. Outros tantos fechando as portas, enquanto algumas marcas brasileiras e internacionais expandindo sua presença no mundo offline e aproveitando para fazer diversas ações temporárias, algumas bem inusitadas por sinal.

E é por isso que compilamos uma lista de popups, seguindo a ocupação de espaços diferentes unida à tendências do varejo como fio condutor principal para nossa escolha.

Sem mais delongas, aqui estão as nossas 10 principais ideias do ano.

Popup nas Montanhas | North Face

Popup The North Face

Resumo: A loja popup da North Face – marca americana de outerwear – foi instalada a 2.100m de altitude em Val San Nicolò, nos Alpes italianos, e só podia ser alcançada a pé após uma caminhada de duas horas. Ao chegarem, os visitantes tinham a chance de ver e manusear os itens antes de fazer uma oferta em um leilão on-line (acessível através do site da marca),  em que todos os recursos foram destinados à preservação de montanhas.

A loja funcionou como uma espécie de um museu, onde todas as peças disponíveis no local foram apresentadas com as histórias contadas pelos próprios atletas de quando as usaram em grandes desafios e em algumas das situações mais extremas da Terra. A ação durou 8 dias no mês de julho desse ano.

Showroom temporário | Porsche

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Resumo: A Stuttgart Veículos (Concessionária da Porsche) montou uma loja popup da marca alemã na Rua Alberto Stein, em Blumenau, no mesmo local onde ficava um tradicional restaurante. No formato de um showroom, a popup foi aberta ao público durante a Oktoberfest – aproveitando a data por estar entre as patrocinadoras da 35ª edição da festa – com data de funcionamento até o final desse ano.

O intuito da ação é mapear o interesse de potenciais clientes, além de dar a oportunidade de o motorista fazer um teste drive na região com modelos de alto luxo.

Hardware popup | Google

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Resumo: Recentemente, o Google lançou duas lojas popups de hardware em espaços centrais nas cidades de  Chicago e Nova York, para mostrar sua mais recente tecnologia inteligente como ferramentas que dão suporte aos consumidores para enfrentar a vida moderna. Fundamental para o reforçar o conceito são as vinhetas interativas, concebidas para “climatizar” o local e os compradores a seus dispositivos de comando de voz com alimentação AI.

Dividida em seções, cada uma delas foi acompanhada por tutoriais de produtos digitais autodirecionados denominados “caixas de ferramentas”. Isso confirma o papel da loja como uma experiência sedutora antes de comprar, que não necessita, grande parte, de ajuda de vendedores. Todos os itens são expostos no local, prontos para levar para casa. A ação se encerra no final desse ano, nos dois pontos.

Popup instagramável| O Boticário

Resumo: A marca O Boticário transformou um barracão no Largo da Batata em São Paulo, em um roteiro de cenários com gigantismo, efeitos especiais, projeções 3D, experiências sensoriais, além de criar uma piscina de bolinhas válida para todas as idades.

A Beauty Factory, nome dado à ação, é um ótimo exemplo de como ocupar um espaço com ambientes instagramáveis divertidos. O local conta também com uma loja lúdica de produtos expostos, para que as pessoas possam experimentar e comprar pelo e-commerce. Inaugurado no dia 6 dezembro, o espaço fica aberto apenas até o dia 24 de dezembro.

Store in store | Macy’s

The Market at Macy's

Resumo: Em fevereiro de 2018, A loja de departamento americana Macy’s introduziu ao mercado o “shop-in-shop” que permite que as startups testem seus produtos na clientela da loja. Combinado com sua recente aquisição do conceito rotativo da loja Story, localizada em Nova York, e uma participação minoritária na varejista de tecnologia B8ta, voltada para a descoberta; a Macy’s tem como objetivo aumentar as visitas e fidelizar os clientes com novidades constantes e uma coleção rotativa de marcas na loja.

Popup coletiva | Instagram Brasil

Resumo: Após 3 edições, o Instagram decidiu ampliar o projeto e ocupou um estacionamento em São Paulo, para realizar a quarta edição da feira popup, #InstamarketBR – espaço dedicado para celebrar a criatividade e inovação de jovens donos de negócios que estão construindo o futuro do empreendedorismo no Brasil, trazendo para o mundo real as lojas que as pessoas descobrem na rede social.

O Instagram promoveu também workshops gratuitos com empreendedores expositores para trocar experiências e falar sobre projetos que ganharam vida na plataforma, a fim de incentivar quem sonha em abrir um negócio virtual. A ação aconteceu entre os dias 8 e 9 dezembro.

Caminhão popup | Amazon

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Resumo: Um produto por dia. Um dia em cada lugar. E muitos lugares. Essa foi “popup truck” com pegada circense da Amazon, que movimentou diversas cidades dos Estados Unidos e Reino Unido esse ano.

Como resultado da ação, mais do que números expressivos em vendas, a gigante do varejo online apostou em uma forma criativa de se aproximar dos consumidores no mundo offline e reafirmar o conceito de uma popup, já que até o produto tinha dia para acabar.

Rally popup | Jaguar

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Resumo: A Jaguar Land Rover, em parceria com a incorporadora Gamaro, se aproveitou de um terreno aonde será construído um novo empreendimento imobiliário em São Paulo, para proporcionar uma experiência off-road.

Durante um mês de ação, o público teve a chance de dirigir veículos de luxo 4×4 em um circuito com obstáculos, como se estivessem em um ambiente fora de estrada, porém, em um dos principais centros financeiros da maior cidade do país. A ação popup, que teve início no dia 23 de novembro, se encerra no dia 23 de dezembro.

“Omnichannel” Popup | Instituto Ayrton Senna

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Resumo: No final de agosto, o Instituto Ayrton Senna abriu sua primeira loja totalmente operada com o conceito omnichannel, a Omnistory Ayrton Senna, no Shopping Villa Lobos em São Paulo.

A popup permite ao fã ou cliente adquirir produtos que levam a marca do tricampeão mundial de Fórmula 1, através de uma experiência de VR Commerce completamente integrada entre um mundo offline e online, misturando comércio eletrônico com realidade virtual. A iniciativa é do Grupo GS& Gouvêa de Souza, holding que atua há quase 30 anos no varejo brasileiro, e segue aberta até o final desse ano.

PARA INSPIRAR

Pool is cool | Comunidade local de Bruxelas

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Resumo: Localizada no coração da Bélgica, a cidade de Bruxelas não possui espaços para natação ao ar livre. Para mudar isso, uma iniciativa local deu o passo para criar piscinas popups para as pessoas, durante os meses de verão desse ano.

Explorando maneiras diferentes de como criar instalações urbanas, a POOL IS COOL demonstra o potencial (não utilizado) de se apropriar de experiências com água no espaço público em bairros da cidade.

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