Loja popup como ferramenta para desenvolver produtos

Definir a identidade de uma marca e desenvolver um produto geralmente é considerado um processo de cima para baixo. Trabalhar com esse entendimento significa que a mensagem de uma marca é anunciada, os consumidores são atraídos e os produtos são vendidos. No entanto, se pensarmos em termos de diálogo, uma marca se torna uma história, os clientes são participantes e o resultado dessa conversa é um produto.

Lojas temporárias seguem essa lógica muito bem. Marcas novas e estabelecidas podem usar as popups stores para entrar em novos mercados, envolver os clientes de maneira pessoal, iniciar uma conversa e construir lealdade. Colocá-los no processo de desenvolvimento de produtos facilita um senso compartilhado de propriedade e altera sua base de clientes de “público” para “comunidade”. E isso é mais sustentável no longo prazo.

Popups para Startups

Às vezes, uma ideia simplesmente aparece, seguida por uma forte convicção de que você precisa testá-la. Em 2016, isso aconteceu com três empreendedoras canadenses, que se inspiraram durante um feriado em São Francisco para testar um negócio sobre torradas. Notando uma tradição única na Califórnia, oferecida por cafeterias da região, as amigas começaram a imaginar como seria experimentar um conceito semelhante em Toronto.

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Amrita Singh, Lindsday Agnew e Jo Lusted, em sua popup TOAST

Impossibilitadas de alugar um espaço permanente, eles abriram a TOAST, um pequeno restaurante popup por algumas semanas, localizado na sala de espera de uma clínica de dermatologia, e que funcionava apenas aos fins de semana. Com divulgação nas redes sociais, elas conseguiram atrair clientes, testar o mercado, obter feedback e melhorar seus produtos no local.

Nesse caso, a estratégia popup permitiu que as três empreendedoras agissem rapidamente, reduzissem os custos ao mínimo e entendessem o melhor caminho a ser seguido. Além disso, essa abordagem discreta e pessoal tornou-se parte da história de origem da marca e criou uma proximidade com seus clientes.

Mantendo a conversa acontecendo

Que as startups estejam atentas ao feedback dos clientes não é surpreendente. O verdadeiro desafio é fazer a empresa crescer e se estabelecer sem sofrer da chamada “amnésia do consumidor”, em que – além de situações de venda – as empresas esquecem como ter conversas rotineiras com os clientes.

A LEGO é um bom exemplo quando se trata de uma marca que continua a incluir seus consumidores – jovens e idosos. Utilizando regularmente espaços popups ao redor do mundo, a LEGO também já montou o LEGO Ideas, que é uma comunidade online onde os fãs podem compartilhar criações e enviar propostas de produtos. Se uma proposta receber 10.000 votos, a LEGO analisa a ideia e, periodicamente, um vencedor é anunciado. O criador não só é consultado para aprovação final do produto, mas também mencionado em todas as embalagens e divulgações, além de receber uma porcentagem das vendas globais com o seu projeto.

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A versatilidade dos popups

Seja qual for o seu negócio e em qualquer estágio que ele possa se encontrar, os méritos de envolver os clientes no desenvolvimento da marca e do produto são claros.

Fazer uma popup para uma startup é uma boa maneira de testar o mercado e validar um produto antes de dar um grande salto. Com uma marca estabelecida, uma popup pode ser uma ótima maneira de manter contato com os consumidores, testar uma nova linha de produtos, envolvê-los em inovação ou incluí-los em uma comunidade criativa.

O espaço popup pode servir para muitas funções diferentes e, como essa percepção e tendência continuam a surgir tanto nas marcas novatas quanto nas já estabelecidas, ao longo dos próximos anos podemos ter a certeza de ver uma grande quantidade de ideias criativas nesse universo de ações e ativações temporárias.

Afinal, é tudo sobre a experiência do cliente. Não se esqueça.

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